CASE GOOGLE
Por dentro da empresa que dominou o mundo.
Em apenas uma década com uma combinação de inovação, tecnologia, relação íntima com os consumidores, rapidez, informalidade, reputação e crescimento a Google transformou-se no símbolo de uma empresa do século XXI. Atualmente, de acordo com Larissa Santana, manter a empresa crescendo tem se tornado um dos maiores desafios para a Google. Além disso, alguns problemas começaram a afetar a empresa como:
1) Grande quantidade de funcionários – como o perfil para se trabalhar na empresa sempre foi bastante diferenciado, os processos de seleção consumiam uma grande quantidade de entrevistas e dinâmicas com os candidatos. Para se adequar a empresa precisou cortar grande parte destas entrevistas, mas ainda hoje cada processo pode demorar em torno de 60 dias. Umas das políticas mais polêmicas da empresa “Contrate o quanto puder” também precisou ser revista, pois a assimilação destas novas pessoas, seu desenvolvimento profissional dentro da empresa estava tornando-se impossível, além dos custos financeiros.
2) Problemas na hierarquização – quando a empresa tinha poucos funcionários, esta questão quase não aparecia, mas com o aumento das contratações e pouca hierarquização, tornou-se quase impossível um chefe de setor ouvir todos os seus subordinados, sendo necessária a criação de um escalão intermediário.
3) Fluxo aberto de informação – um dos alicerces da inovação na Google era o amplo acesso as informações de projetos dentro da empresa, mas esta prática foi colocada em xeque quando da divulgação antecipada de dois produtos da empresa para a mídia.
4) Conhecer seus novos mercados – inicialmente a empresa entendia que todos eram como eles, mas aos poucos perceberam que o resto do mundo podia ser muito diferente. Foram colocadas pessoas de várias formações nas ruas para saber que público novo era este, para trazer a empresa para mais próximo deles.
5) Utilização de 20% do tempo para projetos próprios – logo no início, com poucos funcionários, as chances de duas pessoas desenvolverem o mesmo projeto era muito pequena, mas a quantidade cada vez maior de funcionários espalhados por todo o mundo a chance de que os projetos se repitam é muito grande e os processos para a seleção dos melhores projetos tornam-se cada vez mais difíceis e coordenar equipes para evitar estes problemas tem um custo bastante alto.
6) Pressão por resultados – a Google tem visto uma desaceleração no seu crescimento e os investidores, preocupados, agora estão colocando a gestão da empresa em foco e questionando algumas decisões como investir em mídia tradicional.
Concluindo, sem dúvidas, a Google continua sendo um lugar quase idílico e, de acordo com a revista Fortune nos anos de 2006 e 2007, foi eleita a melhor empresa para se trabalhar, mas aos poucos os controles estão tomando conta da empresa e a retirada de suprimentos como computadores e baterias e a própria política de refeições gratuitas da empresa tem sido reavaliada.
Por dentro da empresa que dominou o mundo.
Em apenas uma década com uma combinação de inovação, tecnologia, relação íntima com os consumidores, rapidez, informalidade, reputação e crescimento a Google transformou-se no símbolo de uma empresa do século XXI. Atualmente, de acordo com Larissa Santana, manter a empresa crescendo tem se tornado um dos maiores desafios para a Google. Além disso, alguns problemas começaram a afetar a empresa como:
1) Grande quantidade de funcionários – como o perfil para se trabalhar na empresa sempre foi bastante diferenciado, os processos de seleção consumiam uma grande quantidade de entrevistas e dinâmicas com os candidatos. Para se adequar a empresa precisou cortar grande parte destas entrevistas, mas ainda hoje cada processo pode demorar em torno de 60 dias. Umas das políticas mais polêmicas da empresa “Contrate o quanto puder” também precisou ser revista, pois a assimilação destas novas pessoas, seu desenvolvimento profissional dentro da empresa estava tornando-se impossível, além dos custos financeiros.
2) Problemas na hierarquização – quando a empresa tinha poucos funcionários, esta questão quase não aparecia, mas com o aumento das contratações e pouca hierarquização, tornou-se quase impossível um chefe de setor ouvir todos os seus subordinados, sendo necessária a criação de um escalão intermediário.
3) Fluxo aberto de informação – um dos alicerces da inovação na Google era o amplo acesso as informações de projetos dentro da empresa, mas esta prática foi colocada em xeque quando da divulgação antecipada de dois produtos da empresa para a mídia.
4) Conhecer seus novos mercados – inicialmente a empresa entendia que todos eram como eles, mas aos poucos perceberam que o resto do mundo podia ser muito diferente. Foram colocadas pessoas de várias formações nas ruas para saber que público novo era este, para trazer a empresa para mais próximo deles.
5) Utilização de 20% do tempo para projetos próprios – logo no início, com poucos funcionários, as chances de duas pessoas desenvolverem o mesmo projeto era muito pequena, mas a quantidade cada vez maior de funcionários espalhados por todo o mundo a chance de que os projetos se repitam é muito grande e os processos para a seleção dos melhores projetos tornam-se cada vez mais difíceis e coordenar equipes para evitar estes problemas tem um custo bastante alto.
6) Pressão por resultados – a Google tem visto uma desaceleração no seu crescimento e os investidores, preocupados, agora estão colocando a gestão da empresa em foco e questionando algumas decisões como investir em mídia tradicional.
Concluindo, sem dúvidas, a Google continua sendo um lugar quase idílico e, de acordo com a revista Fortune nos anos de 2006 e 2007, foi eleita a melhor empresa para se trabalhar, mas aos poucos os controles estão tomando conta da empresa e a retirada de suprimentos como computadores e baterias e a própria política de refeições gratuitas da empresa tem sido reavaliada.
Conclusao:
ResponderExcluirCase Google
A empresa Google é o símbolo da empresa do século 21, pois a mesma percebeu que o que faz a organização funcionar não é somente as maquinas, tecnologia, entre outros, ela viu que tem algo, alias, alguém por traz de tudo isso, o capital intelectual. A Google percebendo isso incentiva para que o mesmo crie e inove cada vez mais, deixando-os mais à-vontade, causando o seu bem estar assim ele produzirá mais. A Google percebeu que o recurso humano é o coração da organização e é através dele que a organização consegue produzir, a Google trata seu funcionário como parceiro, assim que todas empresas deveriam fazer para que com eles trabalhem juntos, atingindo assim os resultados esperados pela organização e se sobressaindo neste mercado que esta cada vez mais competitivo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA empresa Google consegue estabelecer um paralelo extremamente feliz entre a prática da administração e o arcabouço teórico da Gestão do Conhecimento. A valorização do capital intelectual no seu dia-a-dia é a força motriz de todo o sucesso que podemos evidenciar no mercado que ela atua. Ressaltamos aqui a importância em mercados que agem diretamente com o quesito criatividade da interposição do ócio criativo no massante trabalho administrativo.
ResponderExcluirAlunos: Daniela e Gláucio
As empresas tem que ter seus funcionários como parceiros, para que estes empenhe nos resultados da organização, e a google conseguiu fazer que o seu maior tesouro, o capital intelectual, trabalhe a seu favor como se fosse socio da organização.
ResponderExcluirGisele